Telefone | 21 41080892
WhatsApp | 21 41080892
HIPNOTERAPIA RJ, HIPNOSE RJ, HIPNOTERAPEUTA RJ

Traumas

Psicologia e Hipnoterapia | Cursos e Formações Inteligência Emocional, Neurociências e Hipnose

Traumas

Como reagem as pessoas quando algo terrível acontece?

Cada um tem sua própria forma de reagir a situações de risco de vida ou experiências inesperadas.

Você pode sentir-se com medo e impressionado enquanto um amigo que passa pela mesma experiência pode sentir-se chocado e agradecido por estar vivo. Esses pensamentos e sentimentos podem ser intensos e difíceis de lidar mas, para a maioria de nós, as reações a eventos traumáticos são completamente normais, temporárias, e desaparecem com o tempo.

Se uma pessoa tem dificuldade de se recuperar e suas sensações sobre a experiência permanecem presentes ou pioram com o tempo, ela pode ter um distúrbio mental chamado Transtorno de Estresse Pós Traumático (TEPT).

Transtorno de estresse pós traumático é uma reação extrema a um trauma, que pode alterar a forma como a pessoa pensa, sente e se comporta, e causa uma angústia considerável ou afeta sua capacidade de agir.

Sintomas

Existem quatro principais sintomas de transtorno de estresse pós-traumático que se desenvolvem após experiências traumáticas.

Estes sintomas duram pelo menos um mês e incluem:

reviver o evento: repetidamente re-experimentar o trauma na forma de pesadelos ou sonhos perturbadores, lembranças e pensamentos incontroláveis.

evitação: a pessoa evita qualquer coisa relacionada ao trauma. Isso inclui evitar situações que possam desencadear flashbacks ou pensamentos incontroláveis, evitar lugares, pessoas e atividades que a lembrem do que aconteceu e suprimir sentimentos e pensamentos sobre o trauma.

hiperexcitação: excitação fisiológica aguçada e reatividade aumentada a estresse e trauma. Pessoas com hiperexcitação podem ser nervosas e se assustam facilmente.

alterações nos pensamentos, sentimentos e crenças, como:

– sentir-se triste, ansioso ou amedrontado na maior parte do tempo;

– tornar-se emocionalmente entorpecido;

– perder interesse em atividades e relacionamentos;

– considerar-se uma pessoa má ou culpadaacreditar que o mundo é um lugar assustador e perigoso e que as pessoas não são confiáveis.

 

%d blogueiros gostam disto: