Telefone | 21 41080892
WhatsApp | 21 41080892
HIPNOTERAPIA RJ, HIPNOSE RJ, HIPNOTERAPEUTA RJ

Ansiedade 2: Mutismo Seletivo

Psicologia e Hipnoterapia | Cursos e Formações Inteligência Emocional, Neurociências e Hipnose

Ansiedade 2: Mutismo Seletivo

Psiquebuilder Psicologia e Hipnoterapia

Na continuação sobre a série ansiedade, abordarei sobre mais um tipo de ansiedade, chamado Mutismo Seletivo, você conhece ?

Por Daniel Strucchi

Quando escrevi o artigo Ansiedade: descubra quais são os tipos e classificações, relatei de forma resumida, os tipos de ansiedade que existem separados por sintomas, com o objetivo da busca por um tratamento mais eficaz possível para cada um. Identificar o tipo de problema que você possui, ajuda substancialmente a resolução do conflito.

No artigo anterior, Ansiedade 1: Transtorno de Ansiedade de Separação, falamos sobre o primeiro tipo de Ansiedade que aparece no DSM 5, chamada de Ansiedade de Separação. O DSM5 é o Manual Diagnóstico e Estatístico para Transtornos Mentais da Sociedade Americana de Psiquiatria.

Neste artigo descreverei características sobre mais um tipo de transtorno de ansiedade. Talvez pouco conhecido chama-se Mutismo Seletivo. Normalmente ele surge com sintomas bem característicos ainda na infância, mas pode acompanhar o indivíduo por toda a vida se não for identificado com atenção, tratado e resolvido logo quando se inicia.

Mutismo Seletivo

Trata-se do fracasso persistente para falar em situações sociais específicas onde exista expectativa para tal como na escola e encontros familiares. Em outras situações, este problema não irá aparecer.

Esta perturbação interfere na realização educacional, profissional ou na comunicação social e este fracasso ou desconforto em falar não está relacionado ao desconhecimento com o idioma exigido pela situação social ao qual o indivíduo está situado.

Esta perturbação também não é explicada por nenhum transtorno da comunicação como por exemplo transtorno da fluência com início na infância, nem ocorre durante o curo de outros transtornos como do espectro autista, esquizofrenia, transtorno psicótico, ou qualquer outro.

Diagnóstico

Crianças com Mutismo Seletivo ao encontrarem com outras, não iniciam conversas ou respondem reciprocamente quando outros falam com ela. Sua dificuldade na fala ocorre em interações sociais com crianças e com adultos.

Em suas casas elas falarão na presença de seus familiares, mas com frequência não o farão nem mesmo diante de amigos próximos ou parentes de segundo grau como avós ou primos. Esta perturbação é com frequência marcada por intensa ansiedade social.

Na escola estes indivíduos comumente se recusam a falar, o que os leva a prejuízos acadêmicos ou educacionais importantes, uma vez que os professores têm dificuldades em avaliar habilidades como a leitura e participação destes alunos em sala.

Características Associadas

Podemos observar características associadas ao mutismo seletivo: timidez excessiva, medo de constrangimento, isolamento e retraimento sociais, apego, traços compulsivos, negativismo, ataques de birra e ataque opositor leve.

O mutismo seletivo costuma aparecer logo na infância, e pode ser tratado para que não se torne um transtorno que acompanhe o indivíduo ao longo de sua vida, pois a medida que as crianças com mutismo seletivo crescem, podem enfrentar um isolamento social cada vez maior.

Em fase adulta, este indivíduo sofrerá as mesmas situações, porém, em ambientes de trabalho, universitário ou sociais e a dificuldade em relacionar-se permanecerá a mesma caso não tenha conseguido desenvolver habilidades para lidar com este transtorno de ansiedade tão específico.

Agende sua consulta

Daniel Strucchi – Doctoralia.com.br

 

%d blogueiros gostam disto: