fbpx
+55 21 4108 0892 (WhatsApp)
contato@psiquebuilder.com

Mitos e verdades sobre a hipnose clínica

Centro de Psicologia e Hipnoterapia Clínica

Mitos e verdades sobre a hipnose clínica

A hipnoterapia ainda é um assunto que você desconhece? Conheça os benefícios dessa ferramenta terapêutica e saiba o que é mito e o que é verdade sobre ela.

Esqueça tudo o que os shows de ilusionismo, programas de TV e apresentações sensacionalistas já te DES(ensinaram) sobre hipnose. A técnica não envolve magia e também nada tem a ver com religiões ou espiritualidade.

Antes de entender o que a hipnose pode fazer, precisamos saber seu conceito:

é um método terapêutico reconhecido pelos Conselhos Federais de Medicina e pelo Conselho de Psicologia, que a usam como uma ferramenta autorizada em alguns tratamentos psicológicos. A hipnoterapia modifica o padrão de consciência; o indivíduo concentra sua atenção por meio de indução ou autoindução, direcionando seus pensamentos e os intensificando. Sabendo disso, vamos descobrir o que é verdade, e o que é mito nessa técnica.

1. É possível o terapeuta controlar a mente do paciente durante a hipnose?

MITO!

Na hipnose é impossível o terapeuta controlar a mente do paciente, o especialista apenas dará auxílio, por exemplo: ressignificando uma experiência que gerou um trauma quando criança. Então, não se preocupe que nenhum terapeuta irá obrigar você a fazer algo que não queira.

2. A hipnose consegue tratar algum problema de saúde?

VERDADE!

Com a hipnoterapia dá para tratar alguns transtornos como; obesidade, fobias,ansiedade, tabagismo e alcoolismo. É preciso lembrar que: a hipnose não age sozinha, cada paciente possui um quadro clínico específico, então vai depender de cada caso, lembrando sempre que não deve substituir ou interromper nenhum tratamento clínico, medicamentos ou procedimentos prescritos pelo médico sem orientação para isso.

3. Durante a hipnose, posso ficar preso no transe?

MITO!

Não é possível ficar preso no transe. Ele é um estado de concentração profunda, se o paciente quiser abrir os olhos e falar ele pode. Não corre o risco de se perder nos pensamentos e nunca mais voltar.

4. Com a hipnose consigo relembrar algo de muito tempo atrás?

VERDADE!

Através da hipnose é possível acessar a memória de longo prazo registrada principalmente no subconsciente, ela pode ajudar algumas pessoas a lembrar de fatos esquecidos, não é algo fácil, só ocorre com memórias marcantes que por alguma razão se encontram bloqueadas. Então, não pense que você conseguirá relembrar todos os dias da sua vida, porque serão apenas fatos que tiveram algum significado positivo ou negativo na sua história.

5. O hipnoterapeuta tem algum dom especial para praticar a hipnose?

MITO!

O hipnoterapeuta não tem poderes especiais, ele é apenas um mediador. É um conhecedor de técnicas específicas que podem ajudar o paciente a entrar em um estado de concentração propício às mudanças.

6. O hipnoterapeuta consegue hipnotizar qualquer um, mesmo que ele não queira?

MITO!

A hipnose depende mais do hipnotizado do que do hipnotizador, se o paciente não for aberto a participar da terapia, não conseguirá entrar em transe. Sua mente estará fechada ao processo, então nada que o especialista faça surtirá efeito.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: